Os longos meses de verão do hemisfério norte são umtempo para relaxar e desfrutar do ar livre. Quando trata-se da preparação de alimentos e bons hábitos de segurança alimentar, no entanto, estar muito relaxado pode destruir as férias ou mesmo levar a uma hospitalização. Embora ninguém tenha recentemente associado a segurança alimentar a atos criminosos ou atos de terrorismo, isso já ocorreu no passado. Como aprendemos durante a pandemia de Covid-, saúde é uma parte importante de segurança turística. Da mesma forma, a segurança alimentar deve ser um componente essencial para uma indústria de turismo sustentável. Basta-nos rever alguns dos problemas que a indústria de cruzeiros experimentou no passado para saber que a qualidade da nossa comida e da água que ingerimos, e a forma como protegê-las, são elementos essenciais para o sucesso do segmento turístico.
A questão da segurança alimentar é especialmente importante durante os meses de verão, quando as viagens estão no auge, muitas pessoas tendem a fazer piqueniques informais,churrascos e/ou festas na praia. Milhões de pessoas em todo o mundo associam estes encontros informais de verão de clima quente com uma experiência de férias ou com uma boas e saudável diversão. Leva, no entanto, apenas uma ingestão de comida estragada ou intoxicação alimentar inadvertida para arruinar as férias de uma pessoa ou a reputação de um local.
A comida afeta a nossa experiência de viagem e férias, e tem a capacidade de deixar nossos visitantes felizes ou com raiva. Por exemplo, podemos supor que uma das muitas razões pelas quais as viagens aéreas agora são frequentemente chamadas de “flightmeres” são entre outras razões, a má qualidade (ou ausência) de refeições nas companhias aéreas. No mundo do turismo pós-Covid os viajantes também tiveram que enfrentar preços inflacionados de alimentos e esses preços altos impactam não somente os custos dos restaurantes, mas o custo total das férias de verão. Comida cara demais não apenas aumenta o custo total das férias de verão, mas impacta a maneira como os visitantes percebem o local e seu desejo de retornar. Quando combinamos os alimentos caros com problemas de segurança ou higiene alimentar, então nenhum investimento de marketing, pelo menos no curto prazo, pode reparar a reputação geral de um local turístico.
Para ajudá-lo a pensar sobre o impacto dos alimentos em seu setor da indústria do turismo, por favor, considere o seguinte:
– Converse com donos de restaurantes sobre a segurança alimentar, desde a salada, incluindo bares e buffets. O primeiro ato de terrorismo alimentar na história moderna aconteceu na década de 1980 no estado de Oregon. Muitas pessoas na indústria do turismo não pensam sobre este problema potencial.
Trabalhe com feiras e eventos locais. A maioria dos eventos rurais e festivais servem comida, mas raramente consideram questões de gerenciamento de riscos. Na maioria dos casos, os problemas alimentares que acontecem em um festival poderiam ser evitados com alguns cuidados extras, planejamento e um pouco de cautela. Profissionais do turismo precisam se perguntar se o gerente do evento/festival fez um curso de segurança alimentar, quanta atenção foi dada às questões de gerenciamento de riscos e quais políticas e procedimentos entrariam em vigor no caso de um problema.
– Trabalhe com os órgãos de saúde locais. Uma indústria turística pode ser destruída pela percepção do público de que comer não é seguro. Atualmente, os food trucks são muito populares ao redor do mundo. Certifique-se de que esses caminhões atendem as normas internacionais de segurança alimentar. Verifique se há água potável e se os bebedouros são seguros. Por exemplo, vários destinos latino-americanas sofrem com o fato de que o público acredita que eles não oferecem água potável, produtos alimentares saudáveis ou que há uma falta geral de saneamento. Em qualquer momento se você vir uma violação de saúde, denuncie ao proprietário e às autoridades competentes. Lembre-se que é preciso muito pouco para destruir uma indústria do turismo.
– Se você é um oficial de turismo, um concierge de hotel ou um guia certifique-se que os conselhos que dá aos visitantes sobre onde comer, estejam atualizados.Os restaurantes costumam ir e vir em um ritmo rápido e a mudança de gestão é comum nesse ramo. Seja preciso e atualizado em relação as informações que passa. Seja capaz de aconselhar as pessoas não apenas por seus gostos, mas também por faixa de preço.
– Crie menus multilíngues. Nos locais onde existem visitantes de vários lugares, crie menus em vários idiomas. Se não houver tradutores por perto, fale com o seu representante local, uma faculdade pública ou com algum professor de ensino médio de língua estrangeira.
– Treine garçons e garçonetes para serem sensíveis em relação as particularidades de cada cultura. Se uma pessoa não pedir carne de porco, não traga uma salada com pedaços de bacon. Ensine sua equipe a nunca afirmar: “é só um pouquinho”. Garçons e garçonetes deve estar familiarizado com o conteúdo dos menus e se isso for impossível, então treine-os para perguntar ao invés de criar uma resposta. Em um mundo com problemas culturais, religiosos, de saúde e restrições alérgicas, tal política é essencial. Esteja ciente dos problemas médicos e certifique-se de que todos os alimentos e pessoas de serviço estão saudáveis. Por exemplo, se um visitante é alérgico a amendoim, certifique-se de informar aos colaboradores que óleo de amendoim foi usado na preparação de um determinado item alimentar. Da mesma forma, tenha cuidado com os mariscos para aqueles que são alérgicos e nunca desafie um cliente que afirma que não pode comer um determinado alimento. Além disso, muitos garçons têm medo de perder um dia de salário se ficarem doentes. Forneça dias de folga suficientes para que um cozinheiro ou garçons/garçonetes não manuseiem comida quando estão doentes.
– Eduque os profissionais do turismo sobre o que está e o que é não está disponível. O público costuma buscar lugares fora do comum. Treine o pessoal para orientar as pessoas que desejam essas opções de alimentação para esses tipos de lugares. Muitas vezes, restaurantes afastados têm horários específicos e são difíceis de encontrar. Esses momentos de prestar um bom serviço aos clientes. Aproveitando para chamar o visitante, dando instruções ou ajudando a pessoa de alguma outra maneira especial, passarão a fazer parte da experiência gastronômica.
– Enfatize os alimentos ou pratos especiais da sua comunidade. Sua comunidade ou atração pode não ser Paris, Nova Orleans ou Nova York, mas e daí? Para fazer uma comida-impacto, tudo o que você precisa fazer é desenvolver um prato local e, em seguida, divulgá-lo. Da mesma forma, o ambiente pode agregar muito à experiência gastronômica. Na realidade o tipo de ambiente ou decoração é menos importante do que o fato de atender às expectativas do público. Por exemplo, vários restaurantes do Lower East Side da cidade de Nova York criaram uma imagem de impetuosidade que beira a grosseria que parece corresponder às expectativas e tornou-se seu próprio tipo de atração turística. O resto é com o cliente.
– Do ponto de vista do turismo, a era da franquia pode ter deixado seus dias de glória no passado. Turismo é sobre novas experiências e muitos restaurantes fast-food não encontraram uma maneira de misturar eficiência com a cozinha local. Muitos deles não só reduziram o serviço de pessoal mas também apresentam um aspecto menos higiênico. Os viajantes simplesmente não querem comer o que podem comer em casa. Para aumentar esse problema, muitos restaurantes fast-food estão simplesmente cada vez menos eficientes. Desde que a indústria alimentícia de fast food tentou ampliar seu cardápio, perdeu sua recurso precioso: economia de tempo. Para diminuir este problema, trabalhe para otimizar as lojas de fast-food. Ajude-os a tematizar seus restaurantes, para retirar itens específicos do menu e para adicionar outros.
– Lembre-se que a última e a primeira impressão de um local são quase sempre as mais importantes. O que é verdade sobre o paisagismo também vale para “paisagismo urbano” e “paisagismo dos restaurantes”. Os tipos de alimentos oferecidos aos visitantes que chegam e saem ajuda a definir toda a percepção quanto à viagem. Os estabelecimentos que dão prioridade à culinária, deveriam receber os principais prêmios da indústria de turismo e viagens.