Embora seja possível que com o aumento das compras pela internet, os centros comerciais físicos clássicos em todo o mundo podem ter que repensar seus esforços de marketing,entretanto, as compras atualmente permanecem como o foco número um no turismo. Se os visitantes parassem de fazer compras, esta perda seria um grande problema para a indústria de viagens e turismo.
As compras on-line não são a única ameaça ao turismo. A globalização internacionalizou os produtos locais, permitindo que os compradores possam encontrar os mesmos produtos em todo o mundo. Se os visitantes puderem encontrar os mesmos produtos em casa, então grande parte do “esporte” que é o ato da compra torna-se irrelevante. Sem produtos únicos, as pessoas comprarão menos para si mesmas e para seus amigos e familiares. Estas ameaças podem significar que os pontos de peregrinação comercial estão em risco. Todos os riscos, no entanto, também contêm oportunidades e o profissional sábio de turismo é a pessoa que está pensando em como transformar fatores econômicos negativos em renascimentos positivos.
Fazer compras é um grande negócio. Centros comerciais tradicionais tendem a seguir dois modelos, o interior ou galeria, que muitas vezes é chamado de strip mall, onde as lojas geralmente estão localizadas ao redor de um estacionamento e têm corredores internos. Um shopping localizado em um ambiente urbano pode estar na realidade, no próprio centro da cidade.
Não importa o formato da área comercial física, a segurança é sempre uma grande preocupação e uma das principais razões para o desaparecimento do comércio de rua, por questões de segurança. Embora muitas pessoas acreditem falsamente que os shopping centers são paraísos seguros, vários incidentes em shopping centers em todo o mundo comprovam que essa crença é falsa. Em todo o mundo, centros comerciais e o comércio de rua têm sofrido não só com questões de furtos, mas por roubos, violência de gangues e até atos de terrorismo. Quando consideramos as questões de estacionamento, a falta de segurança e a conveniência das compras online, é evidente que, à medida que o mercado retalhista se prepara para suas diversas temporadas de compras, como a volta às aulas, o período de férias de dezembro e os períodos de férias de verão, deve também reavaliar as suas ofertas e encontrar novas maneiras de manter os compradores atuais e atrair novos.
Abaixo estão alguns pontos a serem considerados em relação à segurança e ideias sobre como proteger a viabilidade econômica de compras físicas (orientadas para os lojistas).
– Ofereça experiências e produtos exclusivos no seu ramo. Essas ofertas também devem incluir alimentos e experiências culturais. Experiências e produtos únicos significam que as interações pessoais na forma de um bom atendimento ao cliente é essencial. A internet não pode fornecer aconselhamento interpessoal sobre produtos. No mundo de compras on-line, é essencial desenvolver uma relação com os seus clientes.
– Lembre-se que fazer compras é o “esporte número um do turismo” e o que acontece em um shopping impacta a economia e a reputação de toda uma comunidade. O fechamento de um shopping ou um incidente no centro da sua comunidade, devido à criminalidade, gangues ou terrorismo, cria impacto econômicos em toda a comunidade. Infelizmente, em vez de abraçar a segurança e torná-la parte do processo da experiência de compras, muitos administradores de shoppings acreditam erroneamente que os visitantes e compradores evitarão suas lojas devido a uma forte segurança. Muito pelo contrário. Os compradores não evitarão as compras por se sentirem protegidos, mas pela falta de precauções de segurança.
– Desenvolva uma avaliação geral de riscos. Não importa se você está protegendo um shopping center fechado, aberto ou um comércio de rua, é fundamental conhecer os principais riscos e perigos para suas áreas comerciais. Por exemplo, quão bem os funcionários do seu shopping se comunicam com a segurança do shopping ou com a polícia? Considere não apenas os riscos físicos e os riscos relacionados à criminalidade, mas também os riscos econômicos para as compras da sua comunidade através da experiência das novas formas de compras online, e também os riscos que advêm da globalização dos produtos, assim como os riscos relacionados ao clima, especialmente em clima frio.
– Relativamente aos centros comerciais fechados, saiba que suas entradas costumam ser um dos pontos de segurança mais fracos. Considere encontrar formas de prevenção ao crime / terrorismo, através do design, utilizando métodos que apresentem uma fachada atraente mas que também seja segura. Os shoppings ao ar livre, assim como os centros comerciais fecjados, devem considerar também onde as plantas são colocadas, quão seguras são as entradas dos banheiros e com que rapidez os estacionamentos podem ser evacuados.
– Encontre maneiras de combinar a boa segurança com bons serviços aos clientes. Simplesmente ter seguranças presentes não é o suficiente. Para enfrentar alguns dos desafios das compras online, o pessoal de segurança precisa se tornar parte da experiência de compra. Isso significa que eles devem compreender não apenas as complexidades da segurança, mas também ser parte de um plano geral de marketing.
– Certifique-se de que o pessoal de segurança esteja treinado sobre o que fazer em caso de crise. Em um estudo recente da ASIS (Sociedade Americana de Segurança Industrial), bem mais da metade dos gerentes de segurança relataram que suas equipes não possuem a formação adequada, especialmente no que diz respeito a questões de proteção contra o terrorismo.
– Construa um plano de retenção de funcionários, através da forma de tratamento digno e dos salários. Muitos dos shoppings e das áreas comerciais sofrem com a alta rotatividade de pessoal. Muitas vezes, os executivos do centro comercial ou do shopping têm dificuldades em gerar lealdade em seus funcionários e em fazer com que as pessoas se sintam seguras e que fazem parte da “equipe”. Este alto funcionário não se preocupou em dar um treinamento mínimo aos seus segurança, considerando a alta taxa de rotatividade. O que também significa que muitas pessoas que trabalham em shopping centers ou centros comerciais, também não vêem seu emprego a longo prazo. A experiência é importante e é essencial que o pessoal de segurança se veja como parte de uma equipe.
– Conheça as principais ameaças aos seus compradores. Pergunte-se quais são algumas das ameaças físicas à sua localização? É a criminalidade ou a possibilidade de um ataque terrorista? São os furtos em lojas, roubos e assaltos ou vandalismo? Como você irá priorizar essas questões ajudará a determinar o seu plano de segurança. É importante perceber que muitas vezes há uma diferença entre ameaças percebidas e ameaças reais. E quais das ameaças têm maior probabilidade de ocorrer podem também depender das condições políticas ou económicas locais. Certifique-se de dialogar com as autoridades locais e saber quais ameaças eles consideram mais perigosas para o visitante na sua experiência de compras e depois pergunte como a indústria do turismo pode ajudar.
– Considere adaptar alguns dos princípios por trás de segurança do shopping adotadas em Israel. Lá estão os shoppings mais seguros do mundo, não apenas em questões de terrorismo, mas também quando se trata de baixas taxas de criminalidade em shoppings, falta de vadiagem e alta satisfação clientela. O modelo israelense pode ser adaptado (na totalidade ou em parte) para shoppings ao redor do mundo e com um pouco de criatividade também pode ser aplicada às experiências de compras ao ar livre. Algumas das maneiras pelas quais a segurança dos shoppings israelenses difere da segurança dos shoppings em muitos países ocidentais inclui:
· Altos níveis de redundâncias. A segurança dos shoppings israelenses usa métodos ativos e reativos para proteger a propriedade, os negócios e o compradores do shopping. A triagem perimetral é uma norma em shoppings israelenses.
· O uso de guardas desarmados apoiado e monitorado por policiais armados
· O uso de verificações aleatórias de veículos e pontos de verificação nas entradas
· Interação cara a cara entre o pessoal da segurança e os funcionários do shopping e visitantes
· Avaliações de risco periódicas regulares
· Exercícios regulares de segurança do shopping (semelhantes aos exercícios de incêndio)
· Exigência que as empresas apresentem informações de emergência, planos de resposta e licença para os negócios.
· Realizar verificações policiais regulares de segurança, planos de gestão de riscos e evacuação.
A arte do estudo e da avaliação do turismo
Estudos para avaliação de riscos correspondem à importância de um check-up médico. Ou seja, cada local tem suas particularidades que precisam ser entendidas e avaliadas para determinação dos pontos fortes e fracos, que irão determinar o fortalecimento desse segmento. Entre em contato com a T & M para obter detalhes completos.
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