Com a primeira vaga de baby boomers já se aposentando ou entrando na idade de reforma, o mercado sénior tornou-se uma das áreas de turismo que mais crescem. Este mercado de um turismo tem perspectivas diferentes e divide-se em três mercados, o que nós podemos chamar de “Jovens Idosos”, os “Idosos Médios” e os “idosos mais velhos”.
Jovens Idosos são pessoas nascidas entre 1946 e 1960. Embora muitas dessas pessoas estejam agora aposentadas, muitas delas ainda são altamente ativas e algumas, ainda estão trabalhando. Muitos já pagaram suas hipotecas, consideram seus filhos autossuficientes e têm dívidas e obrigações financeiras mínimas. Como agora possuem uma relativa renda disponível, menos responsabilidades domésticas e uma saúde relativamente boa, eles são os principais candidatos a viajar.
O mercado Middle Senior é geralmente engloba as pessoas que nasceram de 1930 a 1945. Estes são os pré-baby boomers. Quase todas as pessoas que caem nesta categoria agora está aposentada. Muitos tendem a gastar uma quantia maior de tempo visitando familiares e amigos, têm custos médicos mais elevados, mas ainda desejam viajar. Como no caso de todos os viajantes seniores, este grupo coloca muita ênfase na segurança das viagens pessoais ou em grupo.
O terceiro grupo, que chamamos de “Velhos Idosos”, são aquelas pessoas nascidas antes de 1930. Muitas dessas pessoas são menos propensas a viajar e, quando viajam, buscam segurança e atendimento personalizado com frequência. Muitos, mas nem todos neste grupo têm problemas médicos e necessitam de atenção especial.
Apesar de o grupo Senior Market ter três subgrupos, eles compartilham características semelhantes a serem tratadas como uma singularidade.
Embora grande parte dos dados usados no Tourism & Tidbits deste mês sejam relacionados aos EUA, a tendências geral para o aumento das viagens dos idosos e um mercado sênior forte é válido para os países mais desenvolvidos e em muitas nações em desenvolvimento.
Aqui estão alguns dos valiosos dados sobre o Mercado Sênior. Como acontece em grande parte do mundo desenvolvido, o mercado “Jovem Sênior” é o maior e mais rico nicho de mercado dos EUA. O patrimônio líquido médio dos idosos americanos com idades entre 64 e 75 anos gira em torno de US$ 1,2 milhão de dólares, em comparação com um patrimônio líquido médio geral de cerca de US$ 170.000. O número médio parece errado; muito baixo para quem tem mais de 80 anos, cujo patrimônio líquido médio é estimado em pouco menos de US$ 1,5 milhão de dólares, com uma média global de pouco menos de US$ 370.000.
Embora estes números se refiram aos Estados Unidos, o quadro económico é aproximadamente o mesmo (ajustando-se ao tamanho do país) para as outras nações desenvolvidas e muitas das nações em desenvolvimento. Também pode-se afirmar com certa cautela que grande parte desse patrimônio líquido se deve aos preços de ações e títulos e propriedades privadas, como casas. Os números não levam em conta a inflação ou alterações nos códigos fiscais. Realmente, por que o código tributário desempenha uma função nessa equação.
Os funcionários do turismo fariam bem em lembrar que os altos cidadãos vivem agora mais tempo do que os seus pais, tendem a ser mais ativos e viajam mais. Até 2030, os idosos controlarão uma grande percentagem dos activos mundiais e irá tenderão a gastar mais e a exigir mais.
O Touris & Tidbits deste mês oferece então várias ideias e sugestões sobre como lidar com o mercado sênior e preparar-se para o seu impacto económico no segmento de viagens e turismo.
-Os idosos não são apenas o grupo dos mais ricos do mundo desenvolvido, mas são também os mais exigentes. Os pais dos futuros idosos de hoje tendiam a mimá-los quando crianças. Isto significa que os idosos não têm medo de exigir o que querem e reclamar até que eles consigam o que demandam. Além disso, os Jovens Sêniores saem de uma era de ativismo político. Essas organizações, empresas e instituições que oferecem bons serviços aos seus clientes têm uma grande oportunidade de prosperar. Aqueles que não fazem isso poderão enfrentar sua destruição econômica e processos judiciais. Esse princípio é verdadeiro, não apenas para as empresas, mas também para as agências governamentais.
-A garantia turística é importante para os viajantes idosos. A partir de certa idade, tendemos a nos tornar mais egocêntricos em relação as nossas viagens, temos mais hábitos e exigências. Especialmente numa era de terrorismo e em locais de alta criminalidade, os idosos exigirão mais segurança. As cidades que desenvolveram TOPs (serviços de policiamento/proteção orientados para o turismo) terão uma vantagem adicional de marketing. Aquelas cidades que não estabeleceram tais unidades podem descobrir que tanto os seus cidadãos e empresários podem exigir respostas às perguntas à medida que essas localidades começam a perder receita e participação no mercado turístico.
-Os idosos tendem a apresentar níveis mais elevados de frustração. Essa frustração se manifesta na falta de paciência, recusa em ler letras pequenas e tolerância quase zero para os serviços de baixa qualidade. Locais turísticos que desejam captar o mercado Sénior precisa rever não apenas suas estruturas físicas, (por exemplo, são acessíveis a todos?) mas também o tamanho da impressão que eles usam em folhetos informativos, a sinalética e o nível de atendimento e de proteção oferecida aos cliente e visitantes.
-Os idosos estão manifestando tendências para visitar e até mesmo mover-se para destinos mais calmos e menos congestionadas. Essa migração para “margens exteriores habitáveis” significa que as instalações turísticas não podem mais estar centradas apenas nas principais zonas turísticas das cidades. As agências de turismo inteligentes saberão como aproveitar um mercado turístico disperso e atrair pessoas que evitam os centros das cidades devido à percepção da alta taxa de criminalidade, o mau atendimento ao cliente e de condições difíceis de estacionamento.
-As agências e empresas de turismo inteligentes sabem que esse é o momento de desenvolver uma força-tarefa voltada para o público sênior. Esta força-tarefa deve manter-se a par das mais recentes tendências de viagens e mudanças demográficas. Por exemplo, muitos profissionais do turismo mantém uma percepção ultrapassada as tendências desse nicho de mercado? As pessoas continuam a mudar-se? De um estado frio dos Estados Unidos para os estados mais quentes? Essa tendência permanecerá igual no futuro? Até quando? Dados recentes sugerem, no entanto, que existe agora um fluxo reverso à medida que os idosos procuram estar mais próximos dos filhos, familiares e amigos. Esta migração reversa agora significa que as entidades turísticas localizadas em regiões de lima mais frio terão muitas novas oportunidades de negócios. O seu grupo de trabalho sênior para o turismo deverá então ser composto de uma ampla gama de especialistas, desde um especialista em marketing, a um especialista em segurança turística, de um especialista em saúde a um especialista em alimentos, de especialistas em segurança a especialistas em dietas alimentares, desde o setor de transporte ao representante do hotel, restaurante e da indústria hoteleira. -A falta de um serviço aéreo bom e confiável tornar-se uma grande dificuldade para a indústria do turismo sênior. Muitas companhias aéreas mudaram para companhias aéreas menores com aeronaves menos confortáveis. Mesmo em voos regionais com maiores há os mesmos problemas de segurança nos aeroportos, o que torna as viagens especialmente difíceis para os idosos. Muitos destes potenciais viajantes estão agora evitando viagens aéreas e viagens de longo duração, ao Inês disso, procuram oportunidades de viagem mais perto de casa. O marketing regional e a utilização de pessoal municipal como agentes de marketing podem compensar com aumento de receita local e novas oportunidades de negócios.
Imagem: StockCake Free Pics