Famosos pela beleza de suas praias e por seus restaurantes, Ipanema e Leblon estão ficando desertos durante a noite. A insegurança tem crescido nos dois bairros ainda mais com a manutenção precária da iluminação pública, a falta de poda de árvores e o aumento da população de rua — famílias inteiras passaram a morar em praças e sob marquises de prédios. Na noite de sábado, uma equipe do GLOBO constatou que as avenidas Visconde de Pirajá, em Ipanema, e Ataulfo de Paiva, no Leblon, tinham 53 lâmpadas queimadas ou simplesmente faltando em postes.
Maria Amélia Fernandes Loureiro, da Associação de Moradores de Ipanema, confirmou que o breu tomou conta da Visconde de Pirajá entre as ruas Aníbal de Mendonça e Maria Quitéria:
— Ficamos toda a noite sem luz. Até que apareceu a Rioluz e consertou. Não sei o que aconteceu.
Ela também tem a sensação de que as ruas de Ipanema estão mais vazias à noite:
— No caso dos moradores de rua, não há uma política pública adequada para resolver. Eu sei que a questão é muito complicada, já que há entre eles muitos usuários de drogas em situação desesperadora. Tudo isso gera insegurança, piorando a situação. Ainda há os assaltos. Com isso, os moradores acabam saindo pouco à noite, e as ruas ficam desertas.
Ignez Barreto, coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema, se preocupa com as ruas mais escuras e lâmpadas queimadas.
— O problema é que todo o Rio está vivendo um problema com a segurança pública. E rua escura deixa a pessoa insegura. Se você tem a rua mal iluminada, moradores de rua e consumidores de drogas, isso tudo acaba gerando insegurança. Temos incontáveis casos de roubos em Ipanema à noite e durante o dia — contou Ignez.
Ela diz que os moradores sempre fazem reuniões com a Polícia Militar e a Guarda Municipal:
— Temos reuniões, passamos os problemas do bairro, mas o assunto não é resolvido. Acho que falta contingente. Eles reclamam que tem pouca gente para trabalhar.
A estudante Camila de Aguiar, de 19 anos, contou que já foi assaltada duas vezes este ano em Ipanema. Nos dois casos, os ladrões levaram sua bolsa e o celular:
— Algumas ruas de Ipanema e do Leblon ficam tão escuras que nem de carro parece seguro passar à noite. A Visconde de Albuquerque, por exemplo, até de dia é perigosa.
Fonte: https://oglobo.globo.com
Esse é um problema mais antigo que eu imageinava