Os assaltos a passageiros de ônibus e metrôs se tornaram cada vez mais frequentes, principalmente nos grandes centros do país. Essa realidade demonstra a fragilidade da segurança pública que, mesmo com o veículo em movimento e câmeras de segurança, não intimidam os assaltantes.
Confira 10 dicas importantes:
– Nunca caminhe com o aparelho nas mãos;
– Se estiver andando na rua, procure um estabelecimento comercial ou um local mais seguro para usar seu aparelho;
– No transporte público, evite viajar em ônibus ou vagões vazios.
– Nunca o deixe o celular à mostra;
– Não use celular em bolsos, pois permite que os assaltantes possam furtá-lo com facilidade;
– Para evitar chamar atenção, coloque seu aparelho no modo vibratório ou silencioso.
– É recomendável sentar-se sempre próximo ao motorista ou cobrador;
– No metrô, caso esteja próximo a porta, evite pegar o celular quando o metro parar em uma estação. O assaltante espera esse exato momento para agir, e você poderá ficar sem o aparelho.
– Não espere o ônibus em paradas desertas e mal iluminadas.
– Evite atender ligações ou usar o celular enquanto está em taxis, principalmente parados no transito, hoje os assaltantes estão cada vez mais ousados e mesmo com vidros fechados, utilizam armas de fogo para abordar as pessoas,
– Grandes centros comerciais, avenidas, parques, rodoviárias e aeroportos são locais de maior ocorrência de roubos e furtos de celulares.
– Os assaltantes acompanham a vítima e, ao menor sinal de desatenção do usuário, o assaltante age. Fique sempre alerta!
– Fique atento a movimentação de pessoas estranhas. Se sentir que alguém está te seguindo, procure permanecer em um local com bastante movimento de pessoas ou procure um policial ou segurança no local.
– Além de tomar precauções, também é possível fazer um seguro, o que costuma ser viável para máquinas novas e de alto valor. Deve-se, porém, atentar para a cobertura do seguro, pois muitos contratos não cobrem furtos simples, somente roubos e furtos qualificados.
Fonte: segs