Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a Concessionária Novo Rio recebeu simulado de ataque terrorista a bomba na plataforma do terminal, na noite de quinta-feira (12/5). A ação fez parte das iniciativas para a prevenção de ocorrências que atentem contra a integridade física dos passageiros no terminal – que deverá movimentar mais de dois milhões de passageiros e turistas durante os Jogos Rio 2016 – no período de 30/7 a 18/9.
A operação, coordenada pela equipe de segurança da rodoviária, foi realizada por um grupamento do Esquadrão Antibomba da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e teve o apoio do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPtur), que mantém posto no mezanino do terminal.O simulado envolveu cerca de 50 agentes, entre policiais, bombeiros, socorristas e figurantes que atuaram no exercício, que consistiu na identificação e desativação da bomba deixada por um suspeito uma das plataformas de embarque de passageiros.
O objetivo foi trabalhar o tempo de resposta da operação, a integração dos agentes dos órgãos para oferecer ainda mais segurança ao público. Representantes de órgãos de segurança nacionais e internacionais, como Agência Brasileira de Inteligência (Abin), polícias Federal e Rodoviária, além dos consulados americano, alemão e argentino, participaram da atividade como observadores.A Concessionária Novo Rio já conta com 50 câmeras de segurança, equipes de vigilantes e policiais do BPtur, que monitoram as instalações 24 horas por dia. O exercício reforçou a importância do terminal, que faz parte do perímetro de segurança nacional para os Jogos Olímpicos. Aeroportos e terminais marítimos também serão monitorados pelas forças de Segurança.
Fonte: Jornal do Brasil