São mais de 13 milhões de motos em circulação no país, segundo dados do Sindicato da Indústria de Autopeças (Sindipeças). O grande número de motociclistas ajuda no movimento da economia brasileira e também facilita o deslocamento de pessoas, seja para viagens curtas, como a ida ao trabalho, ou percursos mais longos, como uma viagem de final de semana.
Para garantir a segurança do motorista e também dos passageiros, a melhor medida é a prevenção. Para que o percurso seja agradável e confortável, confira algumas dicas importantes na hora de pilotar sua moto e esteja atento a alguns itens que merecem a sua atenção!
Em primeiro lugar, antes de dar a partida, é essencial estar devidamente equipado de acordo com as normas de segurança. O uso do capacete é obrigatório e oferece segurança primordial ao motorista. Deve-se verificar a certificação, a forma, se fica ajustado à cabeça e confortável, os forros, entre outros fatores. Roupas como jaquetas e botas protegem de adversidades climáticas além de amortecerem o impacto em caso de queda.
As luvas funcionam da mesma maneira e também evitam que o suor das mãos atrapalhe na condução da moto. Atualmente existe uma grande variedade de luvas, escolha as que oferecem maior conforto e segurança.
Estar atento às condições da moto, em especial ao estado de banda de rodagem dos pneus, deve ser tarefa diária. Assim, é possível detectar qualquer desgaste ou defeito, prevenindo e evitando acidentes. Outra medida é calibrar semanalmente e fazer as revisões periódicas.
Durante as chuvas, é ideal parar logo no início por 15 minutos, já que é no começo que a água leva consigo a sujeira das ruas e pode formar uma pasta escorregadia perigosa. Quando estiver conduzindo, a dica é conduzir pelas linhas em que os carros já passaram, pois são as partes mais limpas e secas. Após a chuva terminar, continue rodando em velocidade baixa, pois alguns vestígios de sujeira ainda podem ser encontrados no caminho.
Essas são apenas algumas dicas de segurança, vale lembrar que o respeito às leis de trânsito e ser prudente na hora de conduzir o veículo também conferem segurança aos motoristas e aos pedestres segurança.
Fonte: MT Agora