A viagem dos sonhos de muitas pessoas tem sido barrada pela prática de golpes de agências de turismo. No momento da compra dos pacotes com destinos para os mais diferentes lugares do mundo, o consumidor se ilude com promoções tentadoras e quando se aproxima da data de embarque, é surpreendido com o cancelamento de passagens e até mesmo o sumiço de quem fez a venda.
Um exemplo recente é uma agência de turismo de Curitiba que fechou as portas no último fim de semana. Muitos clientes que inclusive já tinham pagado por viagens para 2016 terão prejuízos e deverão passar as férias em casa. O anúncio da empresa sobre o fechamento foi feito pelas redes sociais, sem muitos esclarecimentos.
No ano passado, uma agência de viagens de Cascavel foi vítima de golpe relacionado à compra de ingressos da Copa do Mundo da operadora carioca DMX Tour. O prejuízo de empresários foi de R$ 607 mil, referente a cerca de 300 ingressos e pacotes.
A orientação de quem é bastante experiente no segmento de turismo é para que o consumidor compreenda as agências de viagens como prestadoras de serviços e que nem sempre o que aparenta ser bom para o bolso é o melhor negócio.
Relacionamos alguns aspectos importantes a serem levados em consideração:
- Não existe outlet em agências de viagens. O cliente tem que se atentar e se a oferta é muito descomunal há algo errado.
- Empresas que não têm uma boa uma saúde financeira, a exemplo do que ocorreu em Curitiba, acabam comercializando produtos que não podem oferecer. Nem sempre aquilo que apresenta o melhor custo x benefício é o melhor negócio.
- Às vezes há acordos diferenciados das agências com hotéis para alguns pacotes, mas em relação às passagens aéreas somente as companhias é que estabelecem ofertas e por isso é preciso muito cuidado ao fechar a compra.
- O cliente que for lesado deve recorrer aos órgãos de defesa do consumidor. As empresas que aplicam golpe também podem responder judicialmente pelo crime.
Seja cauteloso e boa viagem!!!!