O plano de segurança dos Jogos Rio 2016 será apresentado para autoridades de segurança dos países com atletas participantes e aos Comitês Olímpicos e Paralímpicos nos dias 25 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro. A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) do Ministério da Justiça promoverá o Briefing Internacional, com autoridades das cidades que receberão os Jogos, bem como representantes das instituições que estão trabalhando na segurança dos eventos.
O esquema de segurança dos Jogos está sendo articulado com dezenas de instituições federais, estaduais e municipais, além de parceiros privados, sob a coordenação da Sesge/MJ. O Briefing Internacional será o primeiro grande evento para divulgação deste trabalho, baseado no Plano Estratégico de Segurança Integrada (Pesi) e no Plano Tático Integrado (PTI) para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
O Pesi serve como fundamento para a elaboração do PTI, que leva à minúcia o planejamento da atuação conjunta de cada uma das instituições envolvidas, e está sendo elaborado na Coesrio 2016 (Comissão Estadual de Segurança Púbica e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016).
Durante o evento, que já estava marcado desde antes dos atentados de Paris, na última semana, serão apresentadas as ações de Segurança Pública e Defesa Civil. Os planos foram desenvolvidos de forma complexa, integrada e em conjunto com as forças Federal, Estadual e Municipal.
O evento abordará, dentre outros temas, a cooperação internacional, o enfrentamento ao terrorismo, a segurança nas instalações olímpicas, as operações aeroportuárias e o policiamento ostensivo em pontos estratégicos.
“O evento tem significado importante para o Estado brasileiro, porque será o primeiro encontro internacional envolvendo os países participantes dos Jogos Rio 2016, onde será divulgado o planejamento estratégico de segurança integrada elaborado sob a coordenação da Sesge/MJ”, afirma Paulo Marcio Ribeiro, coordenador-geral do Briefing Internacional.