No mundo da proteção pessoal de executivos e da segurança pessoal de
autoridades, uma das mais importantes habilidades que uma pessoa desta
área deve possuir, é o conhecimento profundo de direção defensiva e
direção ofensiva. Ah! Por favor esqueçam “direção evasiva”, porque isto
não existe, é coisa de quem não tem um mínimo de conhecimento do que está
falando.
A Direção Defensiva nada mais é do que a atuação normal de trânsito com
segurança para si e para outrem – obediência às leis de trânsito, em que
faixa de rolamento dirigir, dirigir com uma velocidade compatível com a
via etc., e mais – as chamadas manobras evasivas, que são as manobras que
o motorista realiza para evitar um acidente /obstáculo ou para se evadir
de uma ameaça, saindo da área de perigo o mais rápido possível. Tais
manobras normalmente são as frenagem de emergência, slalom de frente e
reverso, turn de 90 frontal e reverso, J turn, bootleg turn e K turn.
Em outras palavras: direção defensiva = direção normal no trânsito +
manobras evasivas.
Por outro lado a Direção Ofensiva é bem diferente, ela é a utilização
controlada do peso, velocidade e potência do seu veículo para que o
motorista possa utiliza-los de forma ativa, ou seja, em uma situação de
ameaça, ele sobe no meio-fio, bate em outro veículo para não ficar
bloqueado e sobe em obstáculos para evitar a ameaça.
Esta é a diferença básica entre a direção defensiva e a direção ofensiva –
uma evita o caos e a outra cria o caos!!
É importante lembrar que tanto para utilizar´se das manobras evasivas na
direção defensiva como das técnicas de direção ofensiva, o motorista deve
ser muito, mas muito bem treinado, pois para isto existem cursos ´com
módulos teóricos – para o motorista saber o porque determinada manobra é
realizada e cursos com módulos práticos, para que motorista possa “sentir”
a reação de um determinado veículo em uma manobra evasiva.
Não nos esqueçamos que dos 31 atentados sofridos pelo ex-presidente da
França Charles De Gaulle, em 28 ocasiões, a atitude, o exaustivo e
contínuo treinamento das técnicas de direção defensiva e ofensiva e o
reflexo de seu motorista o tiraram da zona de perigo.
Bem… nos vemos na próxima.